por

Investimento: tempo e retorno

Nos últimos dois anos não acompanhei muito o mercado financeiro como fiz nos anos anteriores a este e fiz pouquíssimas mudanças na minha carteira de investimentos em renda variável – com certeza bem menos mudanças do que deveria, e isso custou tanto em prejuízos como em oportunidades perdidas.

Pensando neste cenário – que talvez seja o da maioria dos investidores que não são profissionais, seria muito mais sensato alocação apenas em renda fixa que exigira muito menos tempo de análise e risco envolvido – ou simplesmente comprar índice caso quisesse exposição a bolsa.

E é pensando neste cenário que darei meus não solicitados 2 centavos de guru financeiro: se você não tem milhões alocados e/ou não GOSTA de relatórios financeiros, não faz sentido a tentativa de “cherry picking” ou escolha de poucas ações.

Eu considero quase um hobby ler relatórios analíticos de casas de research pois me traz conhecimento sobre novos mercados, sobre gestão e sobre contabilidade e finanças de maneira geral, que acaba me ajudando na gestão dos mercadinhos e até da empresa de tecnologia – além de satisfação na leitura (normalmente).

Mas em análise de tempo investido x resultado, pro meu patrimônio, não tenho certeza que este tempo seria mais lucrativo se eu tivesse me dedicando aos empreendimentos, trabalho ou carreira.

Hoje resolvi fazer um acompanhamento da carteira, evolução dos ganhos com dividendos desde que voltei a investir em RV e planilhar tudo

[image or embed]

— Anão Gigante (@gserrano.dev) 19 de novembro de 2024 às 23:24

Nos últimos 5 anos consegui diversificar fontes de renda com a franquia de mercados autônomos, airbnb (eco-turismo / turismo rural) e continuando com a minha carreira como consultor de tecnologia e programador (pego freelas e outsourcing para empresas, me contrate).

Estes 3 negócios, em menos de 5 anos, já me deram muito mais retorno financeiro do que 10 anos investindo – inclusive optei por não continuar alocando dinheiro em mercado financeiro e estou planejando uma construção que deve iniciar em 2025 – o plano de aposentadoria segue apressado.

Ainda é possível que você me encontre por aí falando sobre investimento e renda variável – mas espero sempre deixar o disclaimer que imho só fará sentido se:

A) a atividade de investir tomar pouco tempo ou
B) você já for um multi-milionário

E, ciente de toda a problemática do discurso meritocrático, se nem A nem B são verdades a única saída é mesmo trabalhar ou empreender, se for uma possibilidade.

Recentemente eu fiz algo que sempre tive curiosidade mas nunca havia feito: contratei um consultor independente para acompanhamento de carteira (e finanças no geral), nos próximos meses talvez eu tenha uma opinião formada se é uma coisa que faz sentido ou não.

Deixe um comentário

Comentário